logo-ge

Três filmes para você estudar a Primeira Guerra

A Primeira Guerra Mundial aconteceu entre 1914 e 1918 e envolveu países da Tríplice Entente (Império Britânico, França, Império Russo e depois Estados Unidos) e as Potências Centrais (Império Alemão, Império Austro-Húngaro e Império Turco-Otomano), que foram derrotadas.

Foi um conflito de proporções inéditas e resultados igualmente impressionantes: impérios inteiros deixaram de existir. Muitos filmes retratam esse período, mas três (um baseado em um livro clássico, outro considerado um dos melhores filmes de todos os tempos e o terceiro dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick) se destacam:

Nada de Novo no Front (1930)

O filme foi lançado no período entreguerras e se baseou no livro homônimo de Erich Maria Remarque. A obra vencedora do Oscar de melhor filme do ano conta a história de um jovem soldado que fica desiludido e traumatizado com os horrores da guerra. O livro se tornou um best seller e símbolo anti-bélico.

Glória Feita de Sangue (1957)

Um filme tão forte quanto o seu nome conta a história de quatro soldados franceses que foram executados pelo seu próprio exército. O diretor Stanley Kubrick usa a história dos jovens para mostrar os horrores daquela que foi uma das piores guerras que o mundo já viu.

Lawrence da Arábia (1962)

A biografia de T. E. Lawrence, militar britânico que teve importante papel na revolta árabe contra o domínio turco-otomano, se tornou um dos filmes mais conhecidos e apreciados de todos os tempos. O filme ganhou nada menos do que sete Oscars e mostra um lado menos eurocêntrico da guerra.