logo-ge

Três formas de saber mais sobre Renascimento

O GUIA separou um filme, um livro e um game para você estudar enquanto se diverte

Período que marca a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, o Renascimento é caracterizado pela efervescência cultural e econômica da civilização ocidental. A época se estendeu do final do século XIII até meados do século XVII e teve como expoentes a descoberta da América e pela intensificação do comércio com o Oriente.

Para você saber um pouco mais do assunto, o GUIA escolheu um filme, um livro e um jogo. O filme 1492 – A Conquista do Paraíso retrata o desafio encontrado por Cristóvão Colombo para viabilizar e realizar sua viagem rumo ao Oriente. Já o livro Anotações de Da Vinci – Por Ele Mesmo pode ser definido pelo próprio título, já que a obra reúne notas com as ideias de um dos maiores gênios da história da humanidade. Por fim, o game Assassins Creed II leva o jogador para a Itália renascentista, sendo uma caracterização fiel do período.

Filme: 1492 – A Conquista do Paraíso
Ridley Scott (EUA – 1992)

O assunto central desse longa é a viagem de Cristóvão Colombo em direção ao Oriente e seu consequente “tropeço” no continente americano durante a expedição. Comandando três embarcações (a nau Santa Maria e as caravelas Pinta e Nina), Colombo enfrentou o ceticismo dos europeus, a falta de incentivo do governo de Portugal – a maior potência da época – e as incertezas típicas de uma viagem rumo ao desconhecido.

O filme não se resume a retratar a viagem rumo ao Oriente, mas também toda a negociação que Colombo fez com a coroa espanhola para viabilizar a aventura, a sua tentativa de estabelecer colônias na América, indo até a sua velhice. É uma boa forma de entender o contexto das grandes navegações, com a busca dos europeus por novas rotas de comércio com as Índias, já que desde a Queda de Constantinopla, em 1453, e seu domínio pelos turcos, o preço das especiarias subira muito.

Livro: Anotações de Da Vinci – Por Ele Mesmo
Leonardo Da Vinci (351 págs. R$ 39,90)

Quer saber como um dos maiores gênios da humanidade pensava? Anotações de Da Vinci – Por Ele Mesmo é uma ótima oportunidade de conhecer melhor o arquiteto, engenheiro e pintor italiano, um dos precursores do empirismo como método científico.

E é curioso ver como Leonardo Da Vinci tinha uma capacidade de percepção incrível, supondo tendências e novidades que seriam realidade séculos depois. Sua grande fonte de inspiração era a natureza e foi por esse prisma que ele tentou compreender o mundo e direcionar suas criações.

Jogo: Assassins Creed 2
(PC, Playstation 3, Xbox 360)

Ambientado no norte da Itália entre os anos de 1476 e 1506, Assassins Creed 2 coloca o jogador na pele de Ezio, um nobre, acompanhando-o desde sua adolescência até a meia idade. Na pele do jovem italiano, o jogador terá que realizar diversas missões, o que eventualmente vai levar Ezio a se tornar um assassino profissional.

Durante a aventura, o protagonista conhece um jovem inventor chamado Leonardo Da Vinci. A amizade dos dois evolui e Da Vinci passa a auxiliar Ezio, criando armaduras e armas que o auxiliam em sua jornada. O jogo mostra com fidelidade cidades populosas como Veneza, sendo um retrato fiel do período renascentista.