logo-ge

UnB: últimos dias servem para revisar, diz professor

Rever matérias que ainda deixam dúvidas é dica para antes da prova

por Fábio Brandt

O vestibular da Universidade de Brasília (UnB) é interdisciplinar e os candidatos podem esperar questões de humanas no dia das exatas e vice-versa, afirma Reiner Veloso de Godoy, professor de história do cursinho Aprovação, situado em Planaltina, no Distrito Federal. No primeiro dia de prova, 19 de dezembro, os vestibulandos farão uma redação e responderão a questões de português, literatura, língua estrangeira, geografia, história, artes, filosofia e sociologia. No segundo, 20 de dezembro, caem física, química, biologia e matemática. Mesmo assim, questões de filosofia e sociologia têm aparecido no segundo dia, alerta Godoy. "No último vestibular, inclusive, houve questões de física que pegavam o contexto histórico e trabalhavam cálculos", acrescenta.

– Acesse provas do vestibular 2009 da UnB

A dica para os dias que antecedem os exames, expõe Godoy, é revisar matérias "que ficaram deficientes" ao longo da preparação para o vestibular. "Mas não vale a pena tentar recuperar um ano de estudos agora". Além disso, os alunos devem ficar tranquilos e ter consciência de que fizeram tudo o que poderiam ter feito. "Se começar a pensar que não estudou tudo o que deveria e se culpar, vai chegar na prova nervoso", alerta o professor.

Chutar respostas também é mau negócio, destaca Godoy. No vestibular da UnB, cada erro anula um acerto e, por isso, é melhor não marcar respostas sobre as quais não se tem certeza.

Atenção especial deve ser dada a matérias como artes cênicas e música, que não costumam cair em vestibulares tradicionais. Mas o professor Godoy esclarece que elas costumam ser cobradas com interpretação de textos – peças de teatro e letras de músicas atuais.

– Confira onde você fará as provas da UnB


Em 2009, 23.660 candidatos concorrem às 1.891 vagas oferecidas pela Universidade de Brasília em 89 cursos de graduação. Medicina oferece 14 vagas e é o curso mais concorrido, com 1.986 inscritos (141,86). Direito é o segundo curso mais disputado (50,5 candidatos por vaga) e Relações Internacionais (53,5), o terceiro.

Os gabaritos oficiais devem ser publicados em 23 de dezembro.

– Leia mais notícias sobre vestibular