Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Campeões do vestibular contam o segredo do sucesso nas provas

Alunos contam como se deram bem nos exames

Por Gabriela Portilho
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h47 - Publicado em 23 ago 2015, 15h54

Tradição na Feira Guia do Estudante, o bate-papo com os alunos mais bem colocados nos vestibulares do país lotou a Arena da Feira nessa tarde de domingo. Ana Luiza Smith e Karina Caciola, que passaram em boas colocações em cursos de Medicina de diversas universidades, e Marcos Silva de Luca, campeão na prova de Engenharia na USP e na Unicamp, contaram suas dicas, compartilharam seus métodos de estudos e responderam às principais dúvidas dos alunos.

Selecionamos as melhores dicas para você que também quer estar em entre os primeiros colocados:

1. Busque autonomia nos estudos

Não dependa apenas do que a escola passa durante as aulas. Estabeleça sua própria rotina de estudos, entenda quais são seus pontos fortes e fracos e vá atrás dos conteúdos que não domina tão bem em sites e outros livros.

2. Seja persistente

Os conteúdos exigidos pelos vestibulares são muitos e às vezes diferentes de uma prova para a outra. Por isso, não existe outra solução que não seja a de estudar muito. Para os campeões, a rotina variava de 8 a 10 horas por dia. “Quanto mais você estuda, mais sorte você tem, porque aumenta a probabilidade de cair na prova conteúdos que você já sabe”, explica Karina.

3. Estude com foco

“De nada adianta estudar muitas horas e não ter confiança no seu objetivo”, afirma Marcos. Para ele, foi fundamental acreditar que as horas de estudo o levariam a um objetivo final e que o capacitariam para chegar a um resultado de sucesso.

4. Faça muitos exames

Além de adquirir prática e entender como empreender melhor o seu tempo, ao resolver muitas provas o candidato acaba entendendo o método que está por trás de cada uma delas. “A Fuvest por exemplo, é uma prova mais técnica, mas que exige um grande conhecimento e um bom uso do tempo. Ao mesmo tempo, ela é mais objetiva, sem muitas pegadinhas. Quando você faz muitas provas do tipo, acaba entendendo como ela funciona” , conta Marcos que realizou cerca de 10 provas da Fuvest como treino antes do exame oficial.

5. Aprenda a distribuir o seu tempo

“Ser bom nas provas significa também ser bom nos métodos e estratégias de resolução delas”, diz Ana. Por isso, conseguir identificar em quais questões você está dedicando tempo demais ou quais deve pular é parte importante do seu sucesso. E para entender melhor esse tempo não há outra solução que não seja seguir a dica acima e treinar muitas provas com antecedência.

 

A programação completa você encontra aqui.

Ainda dá tempo! Inscreva-se para a Feira GE e aproveite o último dia!

Publicidade
Campeões do vestibular contam o segredo do sucesso nas provas
Universidades
Campeões do vestibular contam o segredo do sucesso nas provas
Alunos contam como se deram bem nos exames

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.