logo-ge

Arqueologia seria uma boa escolha?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito de História, mas não consigo me ver seguindo esse meu gosto como profissão sem ser dando aula. Sempre pensei que minha saída seria a Arqueologia, mas me sinto muito insegura, pois não sei se é uma área que oferece boas oportunidades de empregos.
Enviado por Barbara Caldeira

No Brasil há poucos cursos de graduação nesta área (consulte a seção Profissões e Universidades deste site para identificá-los). As primeiras turmas de graduação se formaram há menos de cinco anos. Antes da criação de cursos específicos, historiadores, geógrafos e geólogos tinham como possibilidade a formação pós-graduada em arqueologia. Esta continua sendo uma possibilidade (o que ampliar a possibilidade de atuação profissional).

O fato de haver poucos cursos de graduação contrapõe-se à necessidade de profissionais qualificados nesta área: a ampliação de obras de infra-estrutura – impulsionada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal) – como estradas, usinas, desvio de leitos de rios, exploração de minérios, etc, tem demonstrado que o Brasil tem milhares de sítios arqueológicos ainda não explorados, o que provoca muitas vezes a elevação da remuneração deste profissional ou mesmo a busca de profissionais de outras nacionalidades.

Órgãos públicos (Ministério Público, museus, casas de cultura), centros de pesquisa, Universidades, escritórios especializados em estudos de impacto ambiental, são os principais empregadores

Você pode também considerar estudar no exterior. Há importantes centros de formação em arqueologia no exterior, como na Austrália, em Israel, Egito, Estados Unidos. Saiba que isto envolve muito planejamento quanto a custos, estratégias de conquista de recursos durante os estudos (trabalho), competência linguística, mudanças nos vínculos de amizade e familiares, além de uma pesquisa sobre a qualidade dos cursos.

Leia mais:
– Os 2 melhores cursos de Arqueologia do Brasil
– Conseguirei achar facilmente um emprego me formando em Arqueologia?