logo-ge

Como começar a escolher uma carreira?

Orientador profissional esclarece

Fui para o terceiro colegial e não tenho nem ideia de que curso superior escolher, mas quero cursar a melhor faculdade que tenha meu curso. Gostaria de morar no interior, porque não gosto muito de cidades grandes. Meu pai é agrônomo, minha mãe é dentista e meu irmão veterinário. Mas todos trabalham em uma distribuidora de alimentos de nossa propriedade. Além disso, não gosto de sangue e de doenças. Peço ajuda porque estou perdido e às vezes acho que não me conheço bem e não saberei o que escolher.
Enviado por Felipe Guerreiro

Certo grau de ansiedade é necessário para que a gente se movimente. Um alto grau de ansiedade nos imobiliza. Então, vá com calma. Num primeiro momento, conheça todas as possibilidades que existem sem se preocupar em fazer sua escolha. Veja todas as profissões que existem e faça uma lista das que te interessaram. Assim você reduzirá o número de opções.

Quanto ao autoconhecimento, é interessante você pensar na sua história. Pense em como você construiu seu modo de ser até agora. Mas lembre-se que isso deve te ajudar a pensar quem você pretende de ser no futuro.

Você também pode pensar nas habilidades e “jeitos de ser” que vai precisar ou gostaria de construir em si. Ao frequentar o curso escolhido, você vai perceber que ele ajuda não só a ter os conhecimentos da área, mas que também ajuda a desenvolver as atitudes e habilidades necessárias para a execução do trabalho.