logo-ge

Como conciliar os gostos pessoais com as oportunidades do mercado de trabalho?

Orientador profissional esclarece

No ano passado tentei vestibular para Jornalismo e não passei. Depois, comecei a pensar que o mercado nessa área não está muito bom, com baixos salários e tudo mais. Gostaria de cursar uma profissão da área de Humanas, mas por outro lado tenho a impressão de que o curso da área que pagaria um salário que me deixaria satisfeita seria Direito. Contudo, suas características não me agradam. Quais profissões de Humanas estão com um mercado em expansão e combinaria com minhas características? Sou uma pessoa comunicativa; a leitura nem sempre está em primeiro lugar; gosto de estar em grupo e sou muito emotiva.
Enviado por Débora de Freitas Dias

Suas características pessoais podem encontrar expressão em muitas profissões. Na verdade, não existe um "casamento perfeito" entre traços de personalidade e perfis profissionais, pois é possível exercer atividades diversas e de formas diferentes em praticamente todas as profissões.

Comece por reconsiderar sua desistência quanto à carreira em Jornalismo. Segundo o site Salariômetro, do governo do estado de São Paulo, informa que nos últimos seis meses, o salário médio de admissão desta ocupação foi de R$ 1.978.

Neste período, houve 1.351 contratações com o mesmo perfil no país. A carreira em Direito pode remunerar bem. Considere, no entanto, que a formação em Direito é a que mais oferece vagas no ensino superior, o que significa grande competitividade no mercado de trabalho.

Carreiras como Relações Internacionais e Relações Públicas talvez lhe interessem também.

Leia mais:
– Teste: Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Direito é mesmo o que eu quero?