logo-ge

Como é a faculdade de História? O que se aprende?

O que é realmente ensinado no curso? É muito difícil? Veja a resposta de um estudante da área

(thomaguery/iStock)

Eu gostaria de saber como funciona a faculdade de História. O que é ensinado? É muito difícil?

Janaína

O curso superior em História é oferecido em duas modalidades: licenciatura e/ou bacharelado. A principal diferença é que, ao se formar em uma licenciatura, você será habilitada a dar aulas para ensino fundamental e médio, pois na sua grade de disciplinas você aprenderá habilidades relacionadas à prática docente, como didática, psicologia da educação, entre outras.

Porém, em ambas as modalidades, você irá aprender como funciona a formação das narrativas e do conhecimento histórico, para interpretar os fatos e acontecimentos através de diferentes visões, sejam elas sociais, econômicas, religiosas, culturais.

À primeira vista pode parecer um pouco complicado, mas não é. O objetivo do curso de História é formar um profissional que consiga estabelecer relações entre causas e consequências, semelhanças e diferenças, permanências e continuidades; para isso, você vai aprender a História de uma maneira mais aprofundada do que no ensino médio, vai ler grandes autores e grandes livros, como Maquiavel, Karl Marx, Marc Bloch.

Respondido por Guilherme Lima de Araújo, aluno do 6º semestre de História

*O Projeto Salvaguarda, fundado por um aluno de Economia da USP, tem o objetivo de mostrar aos estudantes da rede pública que os bancos das universidades também devem ser ocupados por eles. Os mais de 200 voluntários, geralmente alunos ou professores da universidade, realizam um trabalho com os estudantes para falar sobre carreiras e a seleção para o ensino superior e aproximá-los do cotidiano do ensino superior.