logo-ge

Como está o mercado para especialistas em automação e petróleo?

Orientador profissional esclarece

Tenho dúvidas sobre qual especialização fazer. Acho muito legal a parte automotiva e de motores. Mas também queria me especializar em petróleo porque acho interessante e, principalmente, bem remunerado. Queria saber como está o mercado e como são as especializações nas áreas Automotiva e de Petróleo.
Enviado por Iago Frota

A demanda por engenheiros tem crescido continuamente nos últimos anos. Tal fato está intimamente relacionado à estabilidade e ao crescimento econômico que o país atravessa. Afirma-se que o mercado para Engenharia de Petróleo é bastante promissor em função das recentes descobertas do minério na camada pré-sal e em campos já em exploração. Deve-se considerar, no entanto, que o modelo de exploração ainda está por ser definido pelo governo federal – se feito a partir da iniciativa direta estatal, se em parceria com empresas do setor privado ou outro agente.

A indústria automotiva alcançou um recorde neste último mês: foi a maior produção de veículos de passeio e de utilitários leves (110.000) da história em fevereiro. Este dado é alentador, mas requer cuidado na análise, pois nem sempre o aumento de produtividade indica aumento de postos de trabalho em setores de projeto e gerenciamento – como é o caso da engenharia -, revertendo-se mais imediatamente em postos ligados à linha de produção.

Há outros elementos que você deve considerar: consulte as grades curriculares dos dois cursos e você verificará, entre outras diferenças, que a área de mecânica tem ênfase em conhecimentos ligados à física, enquanto a de petróleo relaciona-se à química mais fortemente. Isto faz diferença para você? Outro fator é o que aponta para locais de trabalho: como engenheiro de petróleo você terá que trabalhar em cidades que extraem ou industrializam (chamados pólos petroquímicos, como Camaçari na Bahia e Mauá em São Paulo).

Mais uma dica: visite, se possível, universidades que oferecem os cursos, visite os laboratórios e converse com alunos e professores.

– Guia de Profissões: Engenharia de Petróleo