logo-ge

Devo abandonar a faculdade de Arquitetura?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando Arquitetura e Urbanismo, indo para o 5º período, mas estou na dúvida se é isso mesmo que eu quero. Não sei desenhar e a instituição onde eu estudo foi muito fraca nas disciplinas de desenho. Estou tentando transferência para outra de melhor referência, mas é mais cara e o pior é que tenho medo de transferir, pagar mais caro e morrer na praia. Acho a Arquitetura linda e importante, mas sinto que não tenho aptidão. Estou pirando de verdade. Preciso de ajuda!
Enviado por Paula Miranda

O primeiro passo pode ser investigar e clarificar o que realmente lhe atrai em arquitetura, o que a faz identificá-la como linda e importante.

Já no 5º semestre é possível identificar o amplo campo de atuação profissional: paisagismo, identidade e comunicação visual, design de móveis, urbanismo, pesquisa de materiais alternativos para a construção civil são áreas que demandam maior ou menor utilização do desenho como elemento de criação ou de expressão profissional. Nesse sentido, aquilo que hoje você sente como uma limitação pode não interferir de forma importante no desenvolvimento de sua carreira.

Por outro lado, você pode buscar cursos que melhorem seu desempenho em desenho. Veja na sua faculdade se há alguma oferta neste sentido. Converse com seus professores e também com profissionais que, além de poderem discutir a necessidade do desenho para o exercício na profissão de Arquitetura, podem indicar cursos para você se aprimorar.

Se sua decisão for pela transferência para outra instituição, considere que o empenho nos estudos e a busca de apoio em colegas e professores podem contribuir para o desenvolvimento de sua expressão gráfica. Deve também ser de seu conhecimento que boa parte dos arquitetos atualmente operam avançados softwares de desenho arquitetônico, que podem prescindir da habilidade do desenho, mas que continuam a exigir capacidade de pensar a distribuição do espaço e seus objetos.

Visite a sede do Conselho Profissional de sua categoria e entreviste arquitetos experientes. Faça também uma pesquisa sobre o universo de possibilidades em arquitetura em sites como http://www.iab.org.br , http://www.abd.org.br , http://www.anabbrasil.org e http://www.abea-arq.org.br .

 

 

Leia mais:
– Devo fazer Engenharia Civil ou Arquitetura?
– Oito dicas sobre o curso e a carreira de Arquitetura
– Devo abandonar o curso de Medicina?