logo-ge

Faço Pedagogia, mas prefiro dar aulas para o ensino médio. Devo trocar de curso?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando Pedagogia, mas sempre gostei muito da área de História. Estou muito em dúvida, pois gosto de Pedagogia, mas não quero ensinar nas séries iniciais, prefiro o ensino médio. O que devo fazer? Deixar Pedagogia e fazer História?
Enviado por Débora Galindo

A formação em Pedagogia passou por várias mudanças nos últimos 20 anos. Até alguns anos atrás, os cursos que formavam pedagogos tinham que possibilitar “habilitações” que definiam áreas específicas de atuação: orientação educacional, supervisão e coordenação, direção escolar, ensino no fundamental I.

Quem desejasse lecionar no ensino fundamental I não necessariamente precisava cursar Pedagogia: bastava a formação em magistério – obtida no ensino médio profissionalizante. Isso foi alterado pela promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1.996 e outras determinações legais posteriores que extinguiram a exigência das faculdades oferecer uma ou duas habilitações, o que significa que atualmente os pedagogos podem exercer qualquer das funções citadas.

Houve também a abertura para que pedagogos trabalhassem como educadores das séries pré-escolares. Portanto, como já deve ser de seu conhecimento, o pedagogo não necessariamente trabalha apenas junto a crianças nas fases iniciais do processo de escolarização, mas pode também orientar educacionalmente jovens e supervisionar / dirigir ações educacionais junto a jovens e adultos.

Considere essas prerrogativas antes de optar pela mudança de graduação. Inclusive porque para formados em Pedagogia há a opção da realização da chamada “segunda licenciatura”: esse curso é como se fosse a extensão da formação, podendo habilitar o profissional para lecionar disciplinas como Artes, Geografia, História; afinal, aquelas dispostas no ensino fundamental II e médio.

Esses cursos têm a duração em geral de 1 a 2 anos e são ofertados inclusive na modalidade “ensino a distância” (EaD). Faça uma pesquisa na internet para maiores detalhes.

Leia mais:
– TESTE: Será que Pedagogia é para você?
– TESTE: Você se daria bem na carreira de professor?