logo-ge

Faço um curso tecnológico. Posso trocar para bacharelado?

Nossa orientação profissional responde

O graduando tecnólogo que está no penúltimo semestre do curso pode trocar para um bacharelado?

Ana Cristina

A legislação educacional brasileira permite o “aproveitamento de estudos” no nível superior. Isso significa que o aluno pode solicitar à universidade que considere conteúdos e disciplinas anteriormente cursadas e que equivalham àquelas de curso em andamento. A universidade analisa o conteúdo e a carga horária dos estudos solicitados em equivalência, podendo ainda solicitar ao aluno trabalhos complementares ou provas de comprovação de conhecimento. Cada universidade pode adotar ritos particulares.

No entanto, não ocorre “transformação” do título em curso, ou seja, você deve passar pelo ingressar no bacharelado desejado e sua titulação será como bacharel. Caso conclua a graduação tecnológica, você pode também ingressar no bacharelado e aí sim teria direito a um segundo diploma.

É muito provável que você esteja relacionando cursos próximos em sua pergunta (como tecnologia em gestão de recursos humanos e administração, por exemplo). Nesse caso, parte dos conteúdos se equivalem ou são similares. Em seu caso, como se encontra no final da graduação, talvez seja mais adequado titular-se antes de ingressar no bacharelado.

Considere também que os cursos tecnológicos permitem ao graduado a busca de cursos de pós-graduação, o que se configura como outra opção.

Consulte a coordenação de seu curso e sua universidade para compreender melhor o processo. Saiba também que o aproveitamento de estudos não precisa ser feito pela mesma universidade, ou seja, você pode realizar o bacharelado em outra universidade. Nesse caso, consulte como funciona o processo na universidade de destino.​

Respondido pelo instituto Nace – Orientação Vocacional.