Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Gostaria de prestar ajuda humanitária pelo mundo. Que curso faço?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h42 - Publicado em 25 mar 2014, 19h48

Gostaria muito de ajudar os mais necessitados de todo o mundo, como vítimas de grandes desastres. Conhecer novas culturas também é essencial pra mim. Que curso que mais se encaixa nessas opções? Seguindo o meu sonho terei sucesso financeiro?
Enviado por Pablo

As opções são muitas. Não há uma profissão cujo objetivo seja “viajar”; esta pode ser uma necessidade intermediária para a realização de seus objetivos. Por exemplo, muitas pessoas consideram que o objetivo primeiro do turismólogo (formado em Turismo) é viajar, conhecer novos destinos para lazer e negócios; isto até pode ser parte de suas atribuições, mas ele deverá estar atento a questões comerciais, possibilidades de fechamento de contratos, administração de carteira de clientes, e mesmo pode ter que realizar quase todas suas atividades sem viajar.

Você referiu se interessar por conhecer outras culturas, outros costumes. Também profissionais como antropólogos e sociólogos (ambos formados no curso de Ciências Sociais) podem realizar suas pesquisas eventualmente quase sem viajar.

Por outro lado, profissões que parecem não permitir viagens e contatos com diferentes grupos sociais podem oferecer tais possibilidades. Por exemplo: se você for médico e participar de organizações internacionais de saúde (como a Organização Mundial da Saúde) ou grupos como a associação “Médicos sem Fronteiras”, suas viagens e a qualidade de interação com diferentes culturas serão intensas.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Procure partir de outro eixo: tente identificar uma ou algumas atividades-fim profissionais, os objetivos centrais das profissões. Por exemplo, o jornalista investiga, pesquisa e relata fatos, acontecimentos, posicionamentos acerca da realidade, do pensamento humano; o internacionalista (formado em Relações Internacionais) se volta para a mediação comercial, cultural, política, de conflitos entre empresas e outras organizações de diferentes países; o antropólogo pesquisa a analisa a estrutura, organizações e instituições das sociedades ao longo da história; assim como outras tantas possibilidades. Mas também militares ou engenheiros podem desenvolver atividades importantíssimas de amparo e recuperação de condições de vida em comunidade arrasadas por catástrofes ou conflitos.

Identificadas as profissões que mais lhe atraem em função das atividades-fim, verifique quais as possibilidades de atuação que podem envolver viagens mais frequentes. Outra possibilidade é você trabalhar em órgãos internacionais, como a ONU e demais organismos ligados a ela (UNICEF, UNAIDS, CEPAL, PNUD, etc).

Há dezenas de carreiras possíveis. Consulte este link; há redirecionamentos na página para textos em inglês e/ou francês.Se você tiver dificuldade, tente utilizar um programa de tradução (como o Google tradutor). Em organizações como essas seu objetivo de auxiliar agrupamentos humanos em situação de fragilidade social pode ser plenamente atendido.

Leia mais:
– Conheça os 17 cursos de Ciências Sociais e Humanas
– Relações Internacionais é o curso que eu quero?

Publicidade
Gostaria de prestar ajuda humanitária pelo mundo. Que curso faço?
Mundo do Trabalho
Gostaria de prestar ajuda humanitária pelo mundo. Que curso faço?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.