logo-ge

Gosto de trabalhar com criação. Que carreira posso seguir?

Orientador profissional esclarece

Eu sou muito criativa. Gosto de criar, de customizar, sou “prendada”, como diria minha vó. Mas não sei como me encaixar com minhas qualidades em algum curso na faculdade. Será arquitetura? Design? Não sei, me ajudem!
Enviado por Maryanne

Por Maíra Habimorad*


Imagem: links.thisiscolossal.com – Giphy

Maryanne, a faculdade de arquitetura tem uma grande carga de cálculo. Para ser uma boa arquiteta, é fundamental trabalhar bem com números e gerenciamento de projetos.

Já a faculdade de design é um pouco mais ampla. Você chegou a considerar design de interiores ou artes plásticas? Ambas têm um foco maior nas artes que parecem mais sua praia.

Sugiro que você pesquise e converse com profissionais das diferentes áreas de opção antes de se decidir. Também existem cursos livres e de férias nestas áreas. Você pode procurar fazer alguns antes de tomar uma decisão, como uma experimentação antes de investir numa graduação.

Esses cursos, mais rápidos e baratos, também podem ser uma saída interessante para experimentar e conviver com outras pessoas da área, além de te ajudar a entender se suas habilidades são boas o suficientes/têm potencial para te tornar uma profissional. Eu achava que era uma ótima fotografa, até fazer um curso de fotografia e perceber que era melhor mantê-la apenas como hobby. Há coisas que só vamos conseguir descobrir experimentando. E ter essa baliza sobre o nosso talento é fundamental.

Outra coisa importante é que, não importa o que faça, se fizer profissionalmente terá que ter clientes. Como profissional autônoma (seja como arquiteta, artista, designer etc.), você ganhará de brinde a necessidade de se desenvolver como empreendedora também.

Se optar por trabalhar em algum lugar, ter um emprego, outras habilidades serão necessárias. O mundo do trabalho é um lugar complexo, a gente nunca é uma coisa só ou só faz aquilo que estudou para fazer. Por isso, falar com pessoas que exercem as profissões que te interessam das mais diferentes formas é fundamental para compor nossa opinião.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

O Guia do Estudante acaba de começar uma parceria com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.