logo-ge

História ou Arqueologia?

Orientador profissional esclarece

Estou no segundo ano e vou prestar vestibular esse ano já, como treineiro. Meu maior sonho é me formar em História e ser professora, e é isso que pretendo fazer pro resto da vida. Mas também tenho um sonho muito antigo que é fazer Arqueologia. Quais são as minhas possibilidades?
Enviado por Ana Beatriz

Brasil há poucos cursos de graduação em Arqueologia (consulte a seção Profissões e Universidades deste site para identificá-los). As primeiras turmas de graduação se formaram há menos de cinco anos. Para atuar na área historiadores, geógrafos e geólogos tem como possibilidade a formação pós-graduada em arqueologia.

Observe, portanto, que seus interesses não parecem determinar conflitos. Você pode cursar História e depois buscar especializações no campo da Arqueologia.

Você só deve tomar o cuidado quanto ao perfil de formação em História: há faculdades que oferecem exclusivamente bacharelados ou licenciaturas em História. Se realizar apenas a licenciatura, conseguirá lecionar em escolas de educação fundamental e média (já que a licenciatura dirige-se a este objetivo e é exigência imposta pela legislação para o professor).

Porém, apenas a licenciatura criará muitas dificuldades para que você seja aceita em cursos de pós em Arqueologia, sendo o bacharelado o perfil mais adequado (e, contrariamente, apenas o bacharelado não permite que o formado lecione nas escolas regulares).

Procure faculdades que ofereceram a dupla habilitação. O curso deverá durar cerca de mais um ano, mas você receberá os dois diplomas: licenciatura e bacharelado.

Leia mais:
– Os melhores cursos de Arqueologia do Brasil
– Conheça os 17 cursos de Ciências Sociais e Humanas