logo-ge

Inovando sem medo de errar

Líderes de projeto do Google e da IBM falaram a estudantes sobre mudanças no mercado

O primeiro dia da Feira Guia do Estudante trouxe para a Arena dois grandes nomes da inovação no Brasil, Fábio Scopeta, da IBM, e Alessandro Germano, do Google, que bateram um papo com a galera sobre o mercado de inovação no Brasil e a importância de atitudes inovadoras na hora de lidar com as decisões na carreira.

Fábio começou a se interessar por programação ainda na adolescência “É claro que a intenção nunca era boa”, brinca, contando que no começo usava a programação para hacker sites, e sacanear os amigos. Mal poderia ele imaginar que estava trilhando os primeiros passos do que viria a ser sua escolha profissional no futuro. Depois de largar a faculdade de tecnologia no último ano para ingressar em administração na USP, Fábio uniu os conhecimentos em tecnologia com a gestão e acabou se tornando um dos responsáveis pelas parcerias estratégicas na área de Saúde do sistema de computação cognitiva IBM Watson.

Para ele, a inovação em tecnologia não é assunto do futuro, mas sim, do presente “ Se hoje usamos tinder, google ou mesmo um carro com injeção eletrônica, já estamos falando sobre inteligência artificial. E isso só tende a aumentar. Daqui 5 ou 10 anos, todos teremos algum sistema de inteligência artificial que vai nos ajudar a tomar decisões diárias. É um mercado que não para de crescer”, conta.

Alessandro conta que o erro é essencial nas carreiras de Inovação e parte fundamental da sua rotina de atividades no Google. “A gente erra muito. Mas são erros honestos. Desbravar territórios novos é muito desafiador. E isso, no Google, acontece o tempo todo. Trabalhamos com uma inovação radical, criando coisas novas a todo momento, às vezes por territórios pelos quais ninguém passou. É preciso saber lidar com as incertezas e dificuldades neste processo de criar coisas novas sem ter nas mãos uma receita de bolo”, explica.

Ambos enfatizaram que, para crescer na área de inovação, além de uma atitude empreendedora, com muita abertura, curiosidade e vontade de aprender, no percurso profissional, é fundamental não ter medo de errar. “Muitas vezes tomamos uma decisão que não funcionou bem, e aí temos que dar um passo para trás. Mas é um passo atrás para dar dois à frente. E é assim que vamos pegando impulso”, conta.

FEIRA GUIA ESTUDANTE
Data: 26, 27 e 28 de agosto
Horário: 9 às 19h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo – Av. Otto Baumgart, 1000. Vila Guilherme, São Paulo – SP
Inscrições: Gratuitas. Podem ser feitas aqui ou pessoalmente no evento.