logo-ge

Mapa interativo traz estatísticas sobre qualquer profissão

Ferramenta criada pelo Vagas.com apresenta o "Big Data" de Carreiras, que permite visualizar trajetória e salários em cada profissão

Quanto ganha o profissional nas diferentes fases de carreira? Quais as formações escolares mais comuns quem trabalha na área? Em que função a maioria já trabalhou e qual o próximo passo mais frequente? Homens são maioria ou trata-se de uma carreira com mais mulheres?

Todas estas informações estão no Mapa de Carreira, serviço gratuito do Vagas.com, que foi reformulado recentemente. São mais de 7 mil cargos mapeados e abastecidos a partir das atualizações dos currículos na base do Vagas.com. Com isso é também possível filtrar quais são as palavras chave dos currículos dos profissionais.

O mapa é resultado de milhares de estatísticas disponíveis a partir da coleta das informações que diariamente são informadas pelos usuários.

Ronie Ulliana, arquiteto de softwares, da equipe de P&D da VAGAS, afirma que foram trabalhados numerosos dados entre os mais de 12 milhões de currículos. De acordo com ele, os dados estão expostos de forma que facilita a compreensão. Há um processo automático de alteração, mas Vagas.com mantém uma equipe para atualizar o mapa trimestralmente.

Como funciona a nomenclatura dos cargos

Para definir um cargo foi levado em consideração que pelo menos 10 pessoas utilizassem uma mesma nomenclatura para uma determinada posição e tivessem conexão com outro cargo.  Segundo a esquipe técnica do Vagas.com. Foram suprimidos os níveis profissionais dos cargos, como júnior, pleno e sênior, e I, II e III.

Ao digitar no campo de busca do Mapa de Carreiras o nome do seu cargo ou profissão, você terá acesso a uma série de estatísticas geradas por meio do banco de dados do Vagas.com. “O que eu acho mais interessante é que não se trata de opinião de especialistas. As estatísticas vêm do que os profissionais colocam em seus currículos”, diz Ulliana.

Confira o exemplo utilizando o cargo de analista de TI:

Analista de TI Estatísticas
Percentual de mulheres 9%
Percentual de nomes 91%
Formações mais frequentes graduações em informática,sistemas de informação (análise de sistemas) e ciências da computação
Palavras chave bos currículos suporte a usuários, administração de servidores, analista TI, instalalação de configuração, manutenção, active directory, windows server, server, sistemas, rede, windows, ERP, banco de dados
Salário em grandes centros/ profissionais experientes 4.200 reais
Salário médio da profissão 2.900 reais
Salário em cidade pequena, pequena empresa ou para início de carreira 2.000 reais
Ocupações anteriores mais comuns analista de suporte (16%), técnico em informática (9%), analista de sistema (5%)
Próximas ocupações que mais informadas analista de infraestrutura (1%), coordenador de TI (2%), gerentes de TI (1%)
Confira oportunidades de emprego para analistas de TI No site Vagas.com