logo-ge

Não sei desenhar. Posso cursar Moda?

Orientador profissional esclarece

Não tenho habilidade com desenho, mas quero fazer Moda. Posso seguir esse curso?
Enviado por Julia

A formação na área de moda oferece duas modalidades: o bacharelado (que dura em geral 4 anos) e o tecnológico (por volta de 3 anos). O bacharelado oferece visão mais aprofundada em termos de formação teórica e de funções gerenciais ligadas à produção e comercialização de peças de vestuário e acessórios.

Os cursos ligados à moda dirigem-se para a capacitação em duas áreas centrais: design de peças de vestuário e gestão dos processos de produção e distribuição de roupas.

A concepção das peças de vestuário requer sua concretização e comunicação a outras pessoas que participam do processo de alguma forma, em geral pelo desenho. Alguns cursos de moda demandam certa habilidade em desenho e arte na hora do vestibular, enquanto outros não têm esse requisito. Isso porque este conhecimento e habilidade podem ser desenvolvidos durante a própria graduação, além de existirem outras estratégias, como a utilização de programas informatizados de desenho. Outra possibilidade é você realizar oficinas e cursos extracurriculares para desenvolver sua expressão gráfica.

Por outro lado a criação de peças e coleções não é a única atribuição do bacharel em moda. Ele também pode trabalhar o gerenciamento de compras de coleções de acordo com tendências de mercado, produção fotográfica de moda, como “personal stylist”, na produção de desfiles, na área comercial de empresas têxteis ou de lojas de vestuário.

Consulte a seção “Profissões e Universidades” deste site para maiores informações. Veja também as descrições das modalidades bacharelado e tecnológica nas informações sobre Moda desta seção.

Leia mais:
– Teste: O curso de Moda é a melhor escolha para mim?
– Conheça a carreira e o mercado de trabalho de Moda