logo-ge

O curso de Comércio Exterior exige muita matemática?

Orientador profissional esclarece

Durante o curso um estudante de Comércio Exterior precisa trabalhar com muita matemática?
Enviado por Letícia Rosa

A formação em Comércio Exterior oferece duas modalidades de curso superior: tecnológica e bacharelado. Entre as diferenças, pode-se apontar a maior duração do bacharelado (em média 4 anos em relação a dois anos no curso tecnológico), bem como maior presença de mais matérias de teor teórico.

– Saiba mais sobre as modalidades de curso de Comércio Exterior

Também o conteúdo de disciplinas ligado a cálculo é maior no bacharelado – mas este não deve ser o critério de escolha. Em geral, os bacharelados permitem maior flexibilidade quanto a possibilidades de inserção profissional. Nesta área específica esta diferença não é tão grande, inclusive por haver pouquíssimos bacharelados. Consulte as grades curriculares das duas modalidades para perceber melhor as diferenças.

A formação dirige-se especificamente para o gerenciamento e a aplicação de técnicas para a viabilização de transações comerciais de produtos e serviços entre empresas ou órgãos governamentais do Brasil com os de outros países. Isso implica avaliar custos, analisar contratos considerando as legislações diferentes dos países, estudar os mercados e promover o marketing dos produtos, contratar fretes e analisar como se dará o transporte das mercadorias.

É nesse contexto que conteúdos como matemática financeira, estatística e cálculos contábeis se inserem.

Com a intensificação das relações comerciais entre os países, bem como pelo forte desenvolvimento de algumas áreas da economia nacional, como o setor da agropecuária, tem crescido a procura por este profissional.

Nesse sentido, se você se interessa pela área, considere a possibilidade de superar eventuais dificuldades em cálculo por meio de estudos intensificados durante a graduação. Procure entrevistar alunos do curso e obter informações sobre o volume e o grau de dificuldade de disciplinas ligadas a cálculo.

Considere ainda que área de Comércio Exterior é uma das possibilidades de trabalho do Administrador de Empresas.