logo-ge

O que fazer se não estou gostando do meu curso?

Orientador profissional esclarece

Estou fazendo Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mas não estou gostando do curso. Não sei o que fazer, se tranco a faculdade e faço cursinho ou mudo para outro curso.
Enviado por Rafael

Por Maíra Habimorad*

Rafael, a primeira pergunta que deve se fazer é se já está há tempo suficiente no curso para dizer com certeza que não gosta. Todo curso de graduação é um pouco chato no início, com matérias mais básicas ou genéricas.

Segundo, é importante alinhar as expectativas: não é realista gostar de tudo o que fazemos 100% do tempo. Em tudo, tem coisas de que gostamos mais e outras que achamos menos interessantes. Mesmo no trabalho você verá que ao longo do tempo vai ganhando mais repertório e podendo direcionar sua carreira para fazer mais do que gosta e te proporciona realização, mas sempre terá atividades que te dão menos prazer.

Eu uso uma estratégia de sempre tentar entender por que aquela coisa chata é importante e olhar tudo como aprendizado. Até como líder de pessoas, você passa a gerenciar pessoas que tendem a fazer atividades mais operacionais, mas saber fazer aquela atividade menos interessante ou estratégica dá credibilidade a quem faz gestão.

Por agora, é importante pensar o quanto você pesquisou sobre a profissão de analista de sistemas e as possibilidade de carreira que ela te oferece. Sugiro que converse com seus professores e outros profissionais que já atuem na área antes de decidir mudar de curso.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

O Guia do Estudante acaba de começar uma parceria com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.