logo-ge

Posso me formar em Relações Internacionais e trabalhar com Comunicação?

Orientador profissional esclarece

Curso Relações Internacionais (RI) há quatro semestres. Gosto da graduação, mas sempre tive vontade de trabalhar em uma área da Comunicação Social. Queria saber qual a semelhança entre esses cursos e se eu posso seguir uma área da Comunicação mesmo me formando em RI?
Enviado por Anônimo

Comunicação social engloba Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Audiovisual (Rádio e TV, Cinema e Multimídia). Já o curso de Relações Internacionais forma um profissional para atuar em relações políticas, comerciais, militares, culturais, econômicas e jurídicas entre nações, povos e empresas.

Os objetivos das formações são diferentes. Mas a ampla visão que o curso de RI promove pode ser útil no trabalho de um profissional da comunicação. Seria interessante você consultar as grades curriculares dos cursos que lhe interessam.

Existem leis que determinam quem pode atuar como Relações Públicas, Radialista e Publicitário. Para conhecer as restrições, acesse o site do Ministério do Trabalho e Emprego: www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/regulamentacao.jsf.

Nada impede, porém, que uma pessoa formada em RI possa atuar como Jornalista e vice-versa. A profissão foi desregulamentada em junho de 2009 por decisão do Supremo Tribunal Federal e, por isso, qualquer pessoa pode trabalhar na área desde que apresente as habilidades necessárias. Há, no entanto, projetos no Congresso para regulamentar novamente a profissão de Jornalista.