logo-ge

Quais as especializações para psicologia?

Orientador profissional esclarece

Pretendo fazer psicologia, porém não quero ficar apenas na graduação. Gostaria de me especializar, fazer pós-graduação na área. Quais são minhas opções?
Enviado por Mayara Petris

Há diversas áreas de atuação em psicologia, como psicologia escolar e educacional, clínica, neuropsicologia, hospitalar, jurídica, social, do esporte, organizacional entre outras (consulte o link http://www.crpsp.org.br/portal/orientacao/titulo.aspx). Durante a graduação você terá contato com algumas destas áreas por meio de disciplinas e estágios curriculares.

Para atuar em qualquer área não há exigência formal de especializações, porém elas podem na prática se fazer necessárias para que o profissional possa aprofundar o tema de sua preferência e dominar os instrumentos próprios de intervenção (técnicas, procedimentos, aprofundamento teórico).

Há variadas formas de realizar este aprofundamento: cursos livres (sem relação com a legislação educacional) promovidos por institutos privados, supervisão clínica conduzida por psicólogos experientes, pós-graduações lato sensu e stricto sensu (veja a diferença neste link).

As possibilidades são diversas e ao longo de sua formação e nos anos iniciais do exercício profissional seus interesses ficarão mais claros. Pesquise a organização curricular dos cursos de graduação das faculdades em que pretende participar do processo seletivo; busque informações quanto à qualidade das mesmas e a abrangência de áreas com as quais terá contato durante o curso.

Leia mais:
– Teste: Psicologia é a carreira certa para mim?
– Qual graduação me levará à Neurociência?