logo-ge

Qual a diferença entre Ciência da Computação e Engenharia de Software?

Orientador profissional esclarece

É melhor fazer Ciência da Computação ou Engenharia de Software? Qual a diferença entre os cursos e as carreiras?
Enviado por Raphael Ben Soher

Segundo a descrição do curso de engenharia de software da Universidade de Brasília, “a engenharia de software se concentra nos aspectos práticos da produção de um sistema de software, enquanto a ciência da computação estuda os fundamentos teóricos dos aspectos computacionais”.

Isso significa que o cientista da computação envolve-se como o desenvolvimento de modelos matemáticos, algoritmos, e com a formalização lógica de processos para que possam ser aplicados em dispositivos mecânicos e eletrônicos, principalmente em processos mediados por computadores.

Já o engenheiro de software dirige seus conhecimentos para o desenvolvimento de programa, sua manutenção e adequação a diferentes processos produtivos, de forma a garantir maior desempenho e produtividade.

Quem vai decidir qual a opção ai ser você mesmo. Procure conhecer de forma aprofundada as diferenças e as semelhanças entre os dois cursos. Procure, além de pesquisar a grade curricular de cada curso, conversar com pessoas da área para tentar clarear mais ainda a função de cada profissional. Procure também investigar sua realidade regional e conversar com coordenadores dos cursos para uma visão mais detalhada. Saiba que há poucos cursos no Brasil de engenharia de software.

– Faço Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?
– Quero fazer Ciências da Computação, mas não gosto de matemática. O que faço?
– Teste: Ciência da Computação é a escolha ideal para você?