logo-ge

Qual a diferença entre Psicologia e Terapia Ocupacional?

Orientador profissional esclarece

Estou no terceiro ano do Ensino Médio e sempre quis cursar Psicologia. Porém, recentemente comecei a me aprofundar no assunto de vestibulares e cursos e me deparei com uma dúvida: afinal, quais são as diferenças entre Psicologia e Terapia Ocupacional? Sei que são coisas bem diferentes, mas as explicações dessas diferenças são muito vagas.
Enviado por Erik Lopes

As duas profissões estão no quadro daquelas que compõem o campo da saúde. Em muitas situações, inclusive, os dois profissionais podem atuar em conjunto.

A formação em psicologia contempla o estudo de aspectos teóricos e práticos relacionados a todos os processos mentais, como a aprendizagem, a percepção, a relação entre a subjetividade e as determinações sociais, o desenvolvimento da inteligência, a avaliação de características psicológicas e de capacidades e potenciais mentais, a construção e as características de personalidade dos seres humanos, a identificação de habilidades desenvolvidas e/ou obstáculos para a execução de atividades, entre outros.

Tais conteúdos habilitam o psicólogo a trabalhar com o tratamento de distúrbios psicológicos por meio de diferentes modelos e estratégias de psicoterapias. Pode também trabalhar em diferentes ambientes na promoção de saúde mental e desenvolvimento de estudantes. É possível trabalhar nos ambientes de trabalho contribuindo para maior satisfação e rendimento; em hospitais, no atendimento a portadores de necessidades físicas e mentais especiais; junto a equipes esportivas ampliando o desempenho e contribuindo para relações mais harmoniosas; em instituições destinadas ao acolhimento ou retenção de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social ou que agiram em conflito com a lei ou na melhoria da qualidade de vida de idosos ou pacientes terminais, entre outras possibilidades. Segundo a legislação que regulamenta a profissão, a única atividade exclusiva do psicólogo é a condução de processo de avaliação psicológica com a utilização de testes específicos.

O terapeuta ocupacional é o profissional habilitado para promover a integração social de pessoas de qualquer idade cujos distúrbios físicos, mentais ou emocionais determinem algum grau de desadaptação, impedindo-as de usufruir de forma mais ampla sua autonomia e cidadania. Para tal, estuda disciplinas ligadas à área da saúde física e psicológica e da área de humanas. Sua função básica, portanto é promover o bem-estar físico, psíquico e social.

Pesquise as grades curriculares dos dois cursos. Converse também com professores e coordenadores de cursos de graduação para maior detalhamento.

VEJA TAMBÉM

– Psicologia ou Psiquiatria?