logo-ge

Que curso devo fazer para trabalhar com animações em filmes?

Orientador profissional esclarece

Eu gostaria de participar da criação de filmes de animação, especialmente stop-motion, na parte da confecção dos personagens e cenário, mas ter um conhecimento geral também seria interessante. Qual a melhor área para graduação: Cinema ou Artes Plásticas? Existe algum outro curso?
Enviado por Mariana Costa Moura

As opções colocadas são pertinentes. A formação nesta área mescla conhecimentos em informática e de desenho. O desenvolvimento de animação requer a concepção gráfica de personagens e cenários e o conhecimento de diversas técnicas de animação.

Na distribuição das atividades em um grupo de produção, estas podem ser tarefas atribuídas mais a alguns profissionais que a outros de acordo com suas formações. O conhecimento e manejo de softwares específicos são importantes na construção gráfica do projeto. Os cursos universitários de Cinema também agregam importantes informações para a formação de “animadores”, assim como os cursos de Artes Visuais.

A formação específica nesta área pode ser feita a partir de três modalidades: cursos livres (sem vínculo com a estrutura oficial de ensino), graduação (tecnológico com duração média de dois anos e bacharelado com duração de quatro anos) ou pós-graduação (para formados em cursos das áreas de informática e ou design).

Uma rápida pesquisa na internet poderá lhe esclarecer sobre estes cursos. Procure identificar quais ênfases podem contemplar melhor seus interesses específicos.

Leia mais:
– Conheça a carreira de Cinema e Audiovisual