logo-ge

Quero fazer Matemática, mas não sou muito boa na matéria

Orientador profissional esclarece

“Tenho uma grande paixão por matemática, mas todos dizem que não irei conseguir porque não sei a tabuada ainda e não sou tão boa na matéria. Estou no segundo ano e amo dar aulas, porém a única coisa que me interessa em licenciatura é Matemática. O que fazer? Desistir ou seguir em frente e enfrentar minhas dificuldades?”

enviado por Tairine

Professor de matemática

Suas dificuldades parecem ser grandes por seu relato. Nesse sentido, considere, primeiramente, que se espera do professor de Matemática o domínio integral de sua área de conhecimento. Isto possibilitará a organização e desenvolvimento de sua aula em função das necessidades dos alunos. Em segundo lugar, reflita: se você não se sai bem nesta área de conhecimento, o que lhe motiva abraçar esta atividade?

É possível ultrapassar limitações quanto ao conhecimento acumulado por meio de esforços intensificados e busca de ajuda quanto à metodologia de estudo. No entanto, é necessário que você avalie os recursos necessários para tal (tempo, aulas particulares, participação em grupos de estudo) e sua disposição pessoal.

Por sua pergunta, o que mais lhe chama a atenção é a atividade em si (lecionar, instruir). Pesquise alternativas neste campo, com opções em que algum tipo de instrução esteja presente como treinamento em empresas, orientações sobre cidadania e outros; isso pode ser conquistado por meio de cursos como a Pedagogia, Serviço Social, Psicologia, por exemplo.

Por fim, pesquise o universo das profissões na seção “Carreiras” deste site. Em seguida, cruze essa pesquisa com os investimentos necessários para o alcance da licenciatura em Matemática para a realização de uma escolha mais sólida.