logo-ge

Quero trabalhar com mecânica de aviação. Que curso devo fazer?

Orientador profissional esclarece

Gosto muito da área da aviação. Gostaria de seguir o ramo da mecânica de aviação. Quais são os cursos superiores que têm ênfase em mecânica de aeronaves hoje em dia? E com relação a Engenharia Aeroespacial, quais são as faculdades particulares que oferecem o curso?
Enviado por João Gabriel

Para trabalhar com manutenção de aeronaves não é exigido curso superior. Este profissional é formado a partir de cursos livres homologados (autorizados e supervisionados) pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, órgão do governo federal).

A formação dura em geral dois anos e é ofertada em três especialidades (o aluno pode se dedicar a mais de uma): manutenção da estrutura física e dos sistemas de pressurização e refrigeração da célula do avião; funcionamento de toda a parte mecânica, como propulsores, comando mecânicos de flaps, trens de pouso; e instrumentos eletrônicos da cabine de comando.

Para realizar estes cursos a pessoa tem que ter mais de 18 anos e diploma do ensino médio. Sua avaliação nos cursos fica a cargo da própria ANAC. Procure se informar em alguma escola de formação homologada em sua região, o que você encontrará em uma rápida procura em sites de busca.

Engenharia aeronáutica é o curso superior que abarca as questões relacionadas à mecânica de aeronaves. Este profissional concebe, desenvolve e supervisiona a instalação e a manutenção de equipamentos em aeronaves, dentre outras atribuições. Ele não opera concretamente as ações de manutenção mecânica.

Para conhecer as instituições que oferecem este curso acesse esta página do GE. Tome cuidado, pois a página apresenta também outras formações, como em ciências aeronáuticas (que forma basicamente o piloto da aviação civil).

 

Leia mais:
– Teste: Engenharia Aeronáutica é uma boa?
– Gostaria de fazer Engenharia, para trabalhar como engenheiro espacial, é possível isso no Brasil?