logo-ge

Será que devo fazer Engenharia Aeronáutica?

Orientador profissional esclarece

Estou no 3º ano do Ensino Médio, porém não decidi qual faculdade devo fazer. Tenho uma grande habilidade em matemática, mas, ironicamente, não sou muito boa em física, o que eu acho estranho, visto que é uma matéria que envolve basicamente cálculos. Pesquisando sobre áreas da Engenharia, me apaixonei por Aeronáutica e pela instituição mais renomada que oferece o curso: o ITA. Fiquei super empolgada no começo, mas depois a insegurança tomou conta de mim e desisti por causa do grau de dificuldade do vestibular e da concorrência. Porém, a vontade de fazer esse curso prevalece, apesar de eu não ter certeza absoluta de que é essa a profissão certa. Será que devo fazer Engenharia Aeronáutica?
Enviado por Amanda Nemer

Não é tão estranho graus de habilidades diferentes em matemática e física. A matemática trata da formalização da lógica, da transformação em expressões das leis e proposições com as quais nosso pensamento trabalha. Já a física investiga os fenômenos naturais físicos, como o movimento, as forças, a óptica, a troca de calor; sua proximidade com a matemática ocorre apenas por utilizar os modelos matemáticos como meio para atingir seu objetivo.

O fato de seu desempenho em física não ser tão elevado pode ser determinado por vários fatores: histórico anterior quanto a relações com professores, volume de informações a que esteve exposta, qualidade do processo educacional, ou mesmo consciência da natureza da disciplina, tal como já mencionado. Este desempenho pode se elevar com maior dedicação, caso necessário.

Se sua opção for o curso de engenharia aeronáutica, tal dedicação deverá ocorrer. O conhecimento dos fenômenos físicos é fundamental nesta graduação, tais como sobre mecânica, aerodinâmica, eletrônica, cálculo estrutural, resistência dos materiais, dinâmica dos fluidos.

De fato, a concorrência no vestibular do ITA é das mais acirradas, bem como é alta a exigência de rendimento durante a graduação. Sua empolgação inicial parece ter superado os obstáculos identificados; procure avaliar quanto tempo e energia você dedicaria para atingir seus objetivos, bem como os recursos que dispõe atualmente e aqueles que precisaria conquistar (como estudos dedicados em um cursinho). Além do ITA existem outras instituições universitárias que oferecem esta modalidade de engenharia – procure na página de profissões e universidade na página do Guia do Estudante.

Relacionadas à área existem outras graduações que você também pode dar uma olhada: Engenharia Aeroespacial e Ciências Aeronáuticas.

Leia mais:
– Como é a carreira de Engenharia Aeronáutica?
– Faça o teste e descubra: Engenharia é mesmo a sua praia?
– Gostaria de trabalhar como engenheiro espacial; é possível isso no Brasil?
– Uma mulher pode trabalhar com Engenharia Mecânica ou Aeronáutica?
– TESTE: Engenharia Aeronáutica é o curso certo?