logo-ge

Vale a pena fazer um curso técnico?

Fabiula Pimentel, diretora do Grupo CETEC, responde

Prestar vestibular e entrar na faculdade parece muitas vezes o único caminho a se seguir para aprender uma profissão. Mas o ensino técnico pode ser uma boa alternativa para quem pretende entrar depressa no mercado de trabalho ou quer conhecer melhor uma área profissional antes de optar por uma graduação.

Fabiula Pimentel, diretora do Grupo CETEC – Educacional, elenca algumas vantagens da formação técnica, conhecida por aliar teoria e prática. “Quanto mais tempo de prática associado ao estudo, maior serão as oportunidades de carreira”, afirma.

– Antecipar a entrada no mercado de trabalho
Segundo Fabiula, o aluno que opta por fazer um curso técnico concomitantemente ao Ensino Médio garante uma formação ampla e direcionada para o mercado de trabalho. Logo que deixa a escola, ele tem mais chances de obter uma boa oportunidade profissional. Aquele que faz o técnico após sair do Médio também aumenta as possibilidades de entrar no mercado logo no início do curso, o que muitas vezes não acontece na graduação.

– Aumentar o conhecimento sobre a área de atuação

O estudante técnico desenvolve estágio na área durante o curso, tendo logo de cara a experiência de trabalhar na área de escolha da formação. “Este contato entre a escola formal e o mercado de trabalho fará com que o aluno entenda melhor sua área de atuação e suas diversas oportunidades”, afirma Fabiula.

– Mais certeza na hora de escolher um curso superior

A escolha da carreira “definitiva” é uma das questões difíceis para o jovem em uma fase da vida de muitas mudanças e indefinições. A escolha pela formação técnica e o desenvolvimento de estágio na área dará maior embasamento para o jovem optar pela formação superior, aponta a especialista.

– Boas oportunidades de trabalho no início da faculdade
De acordo com a palestrante, ingressar no ensino superior já tendo um curso de formação técnica na área e estágio abrirá melhores oportunidades no mercado de trabalho já no início da faculdade.