Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Arquitetura ou Engenharia Civil: qual curso escolho?

Estou em dúvida entre Engenharia Civil e Arquitetura. Não tenho muito jeito com arte e desenho e tem tenho muito criatividade. Sou boa mesmo com cálculos. Qual seria o melhor curso para mim?

enviado por Isabelle Parente

O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de humanas, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).

Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico.

Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra.

Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção. Saiba, inclusive, que há um único Conselho profissional que regula a atividade das duas carreiras – o CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura). O curso de Arquitetura tem uma boa carga de disciplinas ligadas a cálculo, justamente porque esta habilidade é exigida no exercício profissional.

Consulte as grades curriculares de Arquitetura e de Engenharia Civil e você verificará as semelhanças e diferenças. Quanto a sua questão sobre “criatividade”, considere que inovar e encontrar novas perspectivas também decorre do aprendizado que desenvolvemos durante a vida, ou seja, isto não é um “dom” natural, com o qual nascemos. O curso de graduação em Arquitetura pode ajudá-la nesse sentido.

Saiba, porém, que boa parte dos vestibulares (principalmente em universidades públicas) apresenta prova de habilidades específicas (ligadas à percepção visual e a desenho técnico e artístico) como critério de seleção.

Verifique as provas anteriores das faculdades que você eventualmente tenha interesse. Saiba também que há cursos preparatórios para o vestibular que oferecem aulas especiais para tais provas específicas.

Compartilhe