Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Arquitetura ou Engenharia Civil?

Oi, ainda não sei muito bem que curso vou fazer, estou dividida entre Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. Muitas pessoas me falam que no vou ter tanta oportunidade de emprego se optar por Arquitetura e que devo fazer Engenharia. Quais as diferenças entre essas duas profissões? É possível atuar nessas duas áreas fazendo apenas uma faculdade?

enviado por Rafaela de Almeida Coutinho

Para resolver sua dúvida a primeira coisa a fazer, como você já mesma intuiu, é ter bastante claro as diferenças entre o Arquiteto e o Engenheiro Civil na área da construção Civil (o arquiteto pode atuar em outras áreas). Para isso leia com atenção a descrição das duas profissões no Guia do Estudante neste site e em outros materiais informativos (pesquise na internet). Como dica lembramos que a Arquitetura tem conteúdos na área de Humanas e Exatas e na Engenharia preponderam as disciplinas de Exatas.

Busque conhecer a grade curricular desses cursos. Apesar de lá constarem nomes de disciplinas que você não terá condições de entender, a informação ajuda a criar uma imagem mais limpa dos dois profissionais. Para isto, entre no site de faculdades que oferecem os cursos e procure a informação.

O mercado de trabalho muda com o tempo. A questão das oportunidades depende também de outros fatores como situação econômica do país, rede de relacionamentos pessoais (seus e de sua família), região em que se pretende atuar, qualidade de formação do profissional entre outros aspectos.

Em termos profissionais e de formação um profissional não teria condições de fazer o trabalho do outro. Em grandes obras, usualmente engenheiros e arquitetos trabalham em conjunto. Já em pequenas cada um pode fazer o trabalho todo sozinho.

Compartilhe