Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Biomedicina oferece segurança profissional?

Pesquisei muito na internet e notei que, mesmo com a diversidade da área de atuação de biomédicos, é bem difícil arrumar emprego com salário digno de graduado. Isso realmente é verdade? É uma opção segura pra que tenta seguir essa profissão em uma universidade pública? Unifesp, USP, Unesp ou UFRJ?

enviado por Anônimo

Infelizmente ou felizmente não existe nenhuma opção totalmente segura. Pense nisso: se houvesse, todos escolheriam a mesma profissão e aí já não existiria mais segurança alguma.

Uma boa formação pode ser obtida em universidades como as que você mencionou. Esse é um elemento importante para conseguir emprego e crescer na profissão, mas também não é garantia absoluta – pois outras variáveis também interferem nisso.

Pesquisa sobre salários do Instituto Datafolha, feita em 130 empresas com mais de 99 funcionários, em janeiro de 2010, o biomédico recebe um salário variável entre 4,7 e 11,4 salários mínimos (isso para quem não exerce cargo de chefia).

Se este salário é digno ou não é outra discussão. Mas vale lembrar que no Brasil 72% da população ocupada ganha até três salários mínimos.

Guia de Profissões: Ciências Biomédicas

Compartilhe