Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como é a carreira de um geneticista?

O que faz exatamente um geneticista? Quanto tempo leva para se formar? E quanto ganha em média esse profissional? Gostaria de saber melhor sobre essa profissão porque gosto muito da área da pesquisa. Obrigada!

enviado por Luana Moraes

O geneticista é o profissional que se envolve com a pesquisa e manipulação genética. Pode direcionar seus trabalhos ao aconselhamento genético (identificando tendências genéticas presentes em pais que desejam ter filhos), pesquisar doenças genéticas e colaborar no desenvolvimento de novos medicamentos ou ocupar-se desde o desenvolvimento de alimentos de origem vegetal geneticamente modificados, até ao aperfeiçoamento de raças animais.

- Saiba tudo sobre a carreira de pesquisa na Medicina

- Veja como é o trabalho de pesquisa na área de Ciências Biológicas

Para atuar na área as graduações principais são Medicina (com duração de 6 anos) e Biologia (ou Ciências Biológicas, com duração média de 4 anos). A intervenção clínica só é permitida ao médico, mas ambos podem atuar no campo da pesquisa. Biotecnólogos e biomédicos também podem participar das pesquisas. Pesquise estas profissões na seção "profissões e universidades" deste site.

A remuneração varia em função do setor em que desenvolve suas atividades, como clínicas particulares, laboratórios clínicos, empresas agropecuárias, institutos públicos da área da saúde ou agropecuária, indústrias farmacêuticas, centros universitários de pesquisa. Segundo pesquisa realizada em 2010 pela Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo (SERT) o salário médio do geneticista em São Paulo girava em torno do R$ 23.000,00. Considere que este salário foi levantado junto a profissionais experientes, na sua maioria com formação médica. A pesquisa só identificou o salário dos profissionais registrados como "genetecistas"; muitos outros trabalham em diferentes níveis e com responsabilidades menores, recebendo assim remuneração menor. Por outro lado o site www.salariometro.sp.gov.br da mesma Secretaria (que apresenta dados oficias do Ministério do Trabalho e Emprego) informa que não houve contratações nos últimos 6 meses no Brasil em cargos com essa denominação. Procure visitar centros de pesquisa genética e conversar com profissionais da área para maiores esclarecimentos.

+ VEJA TAMBÉM - Testes

- Medicina é mesmo a minha opção?

- Ciências Biológicas é o curso para você?
- Zootecnia é a melhor opção para mim?

Compartilhe