Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como descobrir minha vocação?

Gosto de muitas coisas, mas não sei qual profissão escolher. Adoro desenhar, pintar, criar coisas novas. Também sou apaixonado por fotografia, dança, livros e música e adoro me vestir bem e conhecer novos lugares. Uma coisa que odeio é a rotina. Não costumo desistir quando tenho dificuldade para fazer algo e gosto de me destacar, não quero ser só mais um. Qual profissão posso escolher?

enviado por Marlon

Decerto você já dedicou um bom tempo para identificar seus interesses, que por sinal são bastante diversificados! Mas, infelizmente, não há solução tão simples como a que você desejaria. Não há "magia" que permita lhe indicar uma carreira única que contemple suas expectativas, mesmo porque não há tal carreira única: diversas carreiras as contemplariam em boa medida. Apenas alguns exemplos poderiam ser Jornalismo, Artes Plásticas, Design Gráfico, Audiovisual, Música, Ciências Sociais, Moda, enfim, uma grande diversidade.

+ VEJA TAMBÉM
- Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?
- Gosto de escrever - que curso devo fazer?
Comece considerando que não há casamento perfeito entre características pessoais e profissões. As pessoas têm várias facetas, que são apresentadas de forma diferentes em função do ambiente, bem como se transformam ao longo do tempo (por exemplo: você pensa, sente e age como fazia há cinco anos? E daqui a mais cinco anos, como será?).

Da mesma forma as profissões oferecem inúmeras formas de serem exercidas e também mudam em função do desenvolvimento de novos conhecimentos ou da economia. Portanto, mãos à obra: pesquise as profissões, identifique aquelas que lhe atraem mais. Construa, baseado em informações amplas, uma imagem de você mesmo exercendo-as no futuro. Como será de fato, não há como saber, mas este pode ser um bom ponto de partida.

Compartilhe