Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como é o dia a dia de um médico especializado em cirurgia?

Queria prestar vestibular para medicina na área de cirurgião. Queria saber algo a mais sobre a profissão pra ver se é isso exatamento o que eu quero,pois sei que não e fácil. Estou no segundo ano do ensino médio e já queria me decidir. Obrigado.

enviado por Michel Esparsa

Para conhecer melhor a profissão você pode recorrer a sites profissionais (como o do Conselho Federal de Medicina, associações médicas das diversas especialidades), realizar pesquisas na internet a partir de termos médicos (como nomes de doenças e síndromes), consultar manuais gerais sobre profissões (como o Guia do Estudante e aqueles constantes de alguns sites de universidades que oferecem o curso), entrevistar médicos, visitar Universidades, entre outras opções. Investigue também as notas de corte e o perfil dos vestibulares para medicina – e saiba que, historicamente, esta carreira é a mais concorrida entre todas, exigindo intensa preparação, disciplina nos estudos, mudanças em hábitos de vida.

Tais informações podem lhe auxiliar na escolha, mas não bastam: você precisará refletir sobre seus interesses, seus valores e expectativas, sua história de vida e seus projetos para o futuro. Precisará também pensar como é a dinâmica do trabalho em nossa sociedade e em especial sobre a dinâmica de trabalho do médico.

Para começar, reflita sobre os motivos que o levaram a se interessar especificamente pela área da cirurgia – que também se desdobra em certas especializações (como cirurgia geral e as ligadas às outras especialidades médicas, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, obstétrica, etc). Mas tenha claro que qualquer especialidade só é conquistada na chamada “residência”, curso que se faz depois de formado e que pode levar de 2 a 4 anos, dependendo da modalidade.

Quanto ao fato de estar no segundo ano do ensino médio e buscar a definição de sua carreira, considere que o processo pode se dilatar um pouco mais; afinal, com mais tempo temos possibilidades de considerar um maior número de elementos que determinam nossas escolhas.

Compartilhe