Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como faço para cursar Comércio Exterior?

Quero cursar Administração com ênfase em Comércio Exterior, mas na universidade que escolhi prestar, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), não há este curso. As graduações mais próximas disso são as em Relações Internacionais e Administração. O que devo fazer?

enviado por Gabriella Paines

Desde 2005, a partir da homologação das novas diretrizes curriculares nacionais do curso de Administração, as faculdades não podem mais adotar nomenclaturas de especialização tais como Administração em Comércio Exterior, Administração com Ênfase em Marketing, Administração Agroindustrial, entre outros exemplos.

 As linhas de formação específica devem constar apenas no projeto pedagógico da instituição de ensino. Se o curso leva o nome de Comércio Exterior, significa que ele é tecnólogo, não bacharelado.

Se você quiser trabalhar exatamente com importações e exportações, o caminho mais adequado é fazer uma graduação em Administração e buscar estágio nessa área específica e mais tarde fazer uma pós-graduação. Entretanto, não deixe de dar uma olhada nos cursos superiores de formação tecnológica na área de seu interesse.

Um dos campos de trabalho do bacharel em Relações Internacionais é o comércio exterior, mas o curso é mais voltado para o conhecimento político, econômico, jurídico e social das relações entre países ou empresas desses países.

 

LEIA MAIS:

- Direito, Relações Internacionais, Administração ou Comércio Exterior?

- Devo ou não cursar Administração?

- Comércio Exterior ou Relações Internacionais?

Compartilhe