Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como faço para decidir qual profissão seguir?

Estou preocupada. Curso o segundo ano do Ensino Médio e não tenho ideia de que carreira seguir. Vocês podem me ajudar a me orientar melhor em como tomar essa decisão?

enviado por Analu Borges

Considere que você já iniciou seu processo de escolha profissional há muitos anos, mesmo sem se dar conta disso. Comece resgatando sua história pessoal, interesses já desenvolvidos, desafios superados ou que ainda deseja superar, valores pessoais, contatos com profissões que foram positivos ou que instigaram sua curiosidade. Avalie inclusive se as informações e impressões que teve foram amplas e bem refletidas.

Observe em seguida todo o universo das profissões. Procure pesquisar a descrição de cada uma delas. Depois de descartar aquelas que passam muito longe de seus interesses, aprofunde sua pesquisa sobre as que permaneceram, conversando com estudantes, professores e profissionais da área.

É importante também que você se informe sobre a história do trabalho em nossa sociedade: as variações da economia, os projetos políticos em jogo, o desenvolvimento de novas tecnologias. Considere que o trabalho é remunerado de acordo com a qualificação profissional, bem como pelo poder econômico de quem contrata os serviços do profissional qualificado.

+ VEJA TAMBÉM
- Humanas ou Exatas - qual área devo seguir?
- Exatas ou Biológicas - qual área devo seguir?
- Humanas ou Biológicas: qual área devo seguir?

Como você pode perceber, escolher uma profissão é um processo que exige dedicação. Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas.

Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um "ato de coragem", ou seja, em que terá que assumir os riscos inevitáveis diante do futuro. Mas serão riscos conscientes, que você correrá com confiança.

Compartilhe