Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como faço para ser orientador profissional?

Quero ser orientador profissional, mas não gostaria de cursar Psicologia nem Pedagogia, mas sim Engenharia. É possível ser orientador sem ter formação de psicólogo?

As atividades do orientador profissional requerem conhecimentos relacionados às áreas de educação e de psicologia. É necessária a compreensão dos processos psicológicos envolvidos no ato da escolha, teorias sobre aspectos emocionais envolvidos no processo, bem como sobre a estrutura da formação escolar e profissional no Brasil, entre outros elementos. De fato, isso equivale a buscar formação em Pedagogia ou Psicologia.

 

A formação em Engenharia contribuiria em quase nada para seu desenvolvimento como orientador, principalmente no que se refere à escolha de uma carreira universitária. Ao longo do tempo, com experiências muito específicas e com cursos de pós-graduação na área de gestão de pessoas, você eventualmente poderia atuar como orientador de carreiras – para profissionais que desejam melhorar seu rumo profissional – ou como gestor de recursos humanos em empresas.

- Conhece o curso de Psicopedagogia?

Qual sua motivação para trabalhar como orientador? Por que não buscar a formação necessária e adequada para tal? Seu interesse por Engenharia é legítimo? Isto é, você tem interesse em atuar como engenheiro?

Sobre seus valores e interesses, pesquise as formações em Pedagogia, Psicologia e Engenharia. Para saber mais sobre o trabalho de orientação profissional, visite o site da Associação Brasileira de Orientadores Profissionais.

Compartilhe