Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como faço para trabalhar com criminalística?

Gostaria de trabalhar com criminalística, mas tenho algumas perguntas sobre a profissão e não encontrei orientações no site. O que preciso fazer para trabalhar nesta área? O profissional desta área atua em departamentos de polícia? Se não, onde atua?

enviado por Ana Paula A. Araújo

O cargo de perito criminal compõe o quadro de profissionais da Polícia Civil. Não há graduação específica para trabalhar nesta área. O ingresso nessa carreira se dá por concurso público e contempla diversas carreiras, de acordo com a necessidade de reposição de quadros, tais como Medicina, Odontologia, Biologia, Psicologia, Ciências Sociais e Farmácia.

Após a aprovação no concurso, há um curso de especialização oferecido pelas Academias de Polícia Civil. Em São Paulo o curso dura oito meses, e se estuda “criminologia, balística, acidentes de trânsito, lingüística, análises de DNA, perícias de informática, áudio e vídeo, entre outras disciplinas”. Ao longo da carreira o profissional pode ser deslocado para vários setores específicos, recebendo a qualificação necessária.

De acordo com o site da polícia científica de São Paulo, “o perito é responsável por localizar as provas técnicas, e analisar os vestígios do delito. As provas técnicas são muito importantes em um processo, não sendo descartadas mesmo quando o réu é confesso. Esse profissional, após a localização das provas, estuda o corpo do objeto, realiza exames laboratoriais específicos, analisa todas as informações das quais dispõe e reconstitui a cena do crime, na tentativa de desvendar os autores, as armas utilizadas, o modo como foi realizado e até as vítimas”.

Para maiores informações, consulte o site da polícia científica de São Paulo.

Compartilhe