Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Como faço para transferir um curso de uma faculdade privada para uma pública?

Estou no 5º semestre do curso de Administração em uma faculdade privada, mas gostaria de transferir para uma faculdade publica no Paraná. Para isso, terei que fazer o vestibular como os estudantes que estão iniciando o curso ou posso fazer outro tipo de prova?

enviado por Tassio Vinicius

Muitas faculdades oferecem vagas remanescentes em alguns cursos. Geralmente, para a transferência de um aluno já matriculado em um curso superior, a instituição desejada aplica um processo de seleção para ocupar essas vagas remanescentes, por meio de provas diferentes do vestibular regular.

Por exemplo, a Universidade Federal do Paraná (UFPR), realiza provas de transferências para selecionar alunos vindos de outras universidades. Nesta prova são cobrados conhecimentos específicos do curso pretendido, respeitando a definição da carga horária mínima e máxima determinada pelo colegiado do curso. Saiba mais no site da UFPR.

Outro exemplo é a Universidade Estadual de Londrina (UEL), que também seleciona estudantes para ocupar vagas de transferência por meio de provas que avaliam os conhecimentos específicos, além de avaliar a habilidade específica dos candidatos (para determinados cursos). Saiba mais no site da UEL.

Existe ainda a possibilidade de prestar o vestibular regular e depois, caso aprovado, pedir equivalência nas matérias já cursadas. Isto é feito por meio de um processo burocrático e nem sempre as universidades aprovam as solicitações.

 

Compartilhe