Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Que curso na área de Humanas dá dinheiro?

Eu gosto da área de Humanas, porém dizem que não dá um bom retorno financeiro. Estou no terceiro ano, preciso decidir isso imediatamente... Preciso de dicas sobre a área de Humanas e um curso que possa no futuro me dar uma boa estabilidade. Obrigado!

enviado por Leonardo Santos

A classificação das profissões nas categorias, humanas e biológicas não se revela muito útil no processo de escolha profissional. Esta classificação se baseia nas atividades-meio (por exemplo, no uso de modelos e cálculos matemáticos nas exatas) e não no objetivo ou área do conhecimento das profissões. Um economista precisa dominar os instrumentos da matemática para aplicá-los a projeções estatísticas quanto a expectativas e consequências de planos econômicos; um cientista social tem como um dos principais objetivos produzir novos conhecimentos sobre organizações e instituições sociais, aproximando-se do perfil de pesquisador científico; um geógrafo pode se dedicar ao campo de análises políticas.

- Teste: Gosto de matérias de humanas. Que curso devo fazer?

Nesse sentido, procure identificar quais são seus objetivos de vida e profissionais para encontrar as profissões que mais lhe atraem. Muitas podem ser as opções em que seus interesses poderão encontrar ressonância.

As profissões e as configurações do mundo e do mercado de trabalho variam historicamente, em função de fatores como maior relevância de determinado tema por preocupações sociais (como as questões que envolvem meio-ambiente), movimentos da economia com maior investimento em determinadas áreas, desenvolvimento de novas tecnologias, etc. Mesmo assim as tendências devem ser vistas com cuidado.

Por exemplo, a internacionalização dos mercados capitalistas e o processo de globalização indicavam grandes perspectivas para profissões como Relações Internacionais; no entanto não é possível afirmar que as previsões se consolidaram.

Ciências Jurídicas (Direito) é uma das profissões relacionadas entre as ciências humanas que podem oferecer “estabilidade” e bons rendimentos. Considere no entanto que este é o curso, juntamente com Administração, que mais forma profissionais no Brasil, o que indica grande competitividade no mercado.

Comece identificando seus objetivos: com que área do conhecimento você deseja se envolver? Quais objetos gostaria de investigar? Que tipo de prática (pesquisa, operacionalização, ensino) gostaria de desenvolver? Em que ambientes, com que tipo de relacionamento com outras pessoas? Respondidas estas questões iniciais, pesquise as profissões que poderiam contemplar tais expectativas. Só então investigue quais as possibilidades de trabalho e remuneração que elas podem ofertar atualmente e expectativas futuras. Considere também que quanta maior a qualificação (realização de um bom curso superior, estudos de extensão e pós-graduação) contribuem para que, mesmo em setores com menores perspectivas, o profissional possa ganhar destaque.

+ VEJA TAMBÉM - Testes

- Administração é a melhor opção?
- Direito é mesmo o que eu quero?
- Relações Internacionais é o curso que eu quero?

Compartilhe