Guia do Estudante

Consulte o Orientador

"Deixei de fazer Ciências Contábeis para cursar Gestão Financeira"

Comecei a fazer Ciências Contábeis e tive que parar. Atualmente estou fazendo Gestão Financeira pois surgiu uma oportunidade na empresa em que trabalho. Estou em dúvida: em que vou poder me especializar, se vou poder atuar na área contábil e, se puder, se vou ter alguma restrição. Me ajudem por favor. Grata

enviado por Denise Cristian B. P. Silva

Em sua pergunta você não apresenta o motivo pelo qual interrompeu o curso de Ciências Contábeis – o que poderia ajudar na orientação – e que parece ser seu maior interesse.

A profissão de contador é regulamentada por lei federal e está subordinada a órgão de normativo, de fiscalização, controle e orientação profissional: o Conselho Federal de Contabilidade. Há sim exigência de conclusão de curso técnico ou superior em contabilidade para certas atividades na área. Você pode consultar tais restrições / prerrogativas nos sites do Conselho Federal ou Conselhos Regionais de Contabilidade (procurando, por exemplo a lei que define suas atribuições).

Cursos de extensão ou especialização poderão lhe aproximar da área contábil. Mas você não poderá montar uma empresa prestadora de serviços na área ou se responsabilizar por balanços e documentos contábeis, por exemplo. As áreas contábil e financeira das empresas se relacionam, mas mantém especificidades (você deve ter ciência disso, por seus estudos e pela experiência profissional).

Analise a situação e verifique se não seria interessante retomar a formação em Ciências Contábeis, mesmo que seja depois de formar-se em Gestão Financeira.

Compartilhe