Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Devo fazer Agronomia ou Zootecnia?

Já estou decidido a cursar uma faculdade na área de ciências agrárias, mas não sei seria melhor Agronomia ou Zootecnia, já que a Zootecnia é estudada como uma disciplina da matriz curricular da Agronomia, porém sem tanta ênfase como na graduação em Zootecnia (um curso relativamente novo). Qual a maior diferença entre ambos? Porque a Zootecnia não é estudada totalmente na Agronomia?

enviado por Hygor G. Franco

A formação em Zootecnia não é nova como afirmado por você. O curso existe desde 1978 na Universidade de São Paulo.

O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, trabalhando em geral em parceria com o médico veterinário. Pesquisa e realiza cruzamentos de forma a promover o melhoramento genético de raças e aumentar a produtividade e rebanhos. Pode também trabalhar na melhoria da qualidade de rações e na indústria de produtos alimentícios de origem animal.

+ VEJA TAMBÉM

- Você já pensou em fazer Agronomia?
- Zootecnia é o curso deial para mim?

O engenheiro agrônomo também pode se ocupar de atividades semelhantes. No entanto sua formação também abrange manejo ambiental, acompanhamento de toda a cadeia da produção agroindustrial, recuperação de terras desgastadas, trabalhar com nivelamento de solo e sistemas de irrigação, bem como ocupar-se da administração de negócios agropecuários, entre outras possibilidades. De forma sintética, além de lidar com a produção pecuária trabalha também com elementos ligados à agricultura.

Você tem razão, a Zootecnia é estudada no curso de Agronomia, mas também no de Veterinária sem o aprofundamento que o curso específico traz. Dê uma comparada nas grades curriculares dos três cursos.

 

Compartilhe