Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Qual curso devo fazer para entrar na Aeronáutica?

Quero entrar na Aeronáutica, mas tenho duvidas em que área posso entrar. Eu estou terminando o Ensino Médio junto com meu curso de informática, e queria poder entrar em alguma área que envolva essa área para não ter muita dificulade. Gostaria de sugestões. Obrigada!

enviado por Maraisa Oliveira

As carreiras na Aeronáutica organizam-se em três grupos: aviação, intendência (apoio logístico) e infantaria (combate direto). Os dois primeiros grupos aceitam jovens de ambos os sexos; a infantaria é restrita aos homens.

O ingresso na carreira militar ocorre por concurso público ou como continuidade após alistamento militar. As escolas ligadas às forças armadas gozam de prestígio quanto à qualidade de ensino oferecida. Em contrapartida, exigem rigor comportamental e disciplina nos estudos. Há também a exigência de exames físicos eliminatórios, para os quais o candidato deve se preparar.

Há muitas formações possíveis, que vão desde o ensino médio ao ensino superior, contemplando diferentes graduações como a específica em intendência militar, engenharia, medicina, odontologia, farmácia. A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) em Guaratinguetá, São Paulo, forma profissionais que já tenham ensino técnico ou médio em cerca de 27 áreas profissionais.

Para quem já concluiu o ensino médio as opções além da EEAR são Academia de Força Aérea (AFA) e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). As opções são muitas; há um manual detalhado, um verdadeiro Guia de carreiras, produzido pela Força Aérea Brasileira disponível no site da FAB.

VEJA TAMBÉM

- Confira os testes profissionais e veja qual carreira é a sua cara

Compartilhe