Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Dúvida sobre cursos técnicos

Olá. Tenho 19 anos e trabalho na recepção de uma empresa. Quero muito fazer psicologia, só que minhas condições financeiras ainda não são boas para pagar meus estudos. Então gostaria de fazer um curso técnico de Admistração ou Ciências Contábeis para me estabilizar e, mais pra frente, fazer o que gosto. Só que tenho dúvidas em relação a qual curso devo fazer para entrar com mais facilidade no mercado de trabalho.

enviado por Carolina

Primeiramente, aprofunde a reflexão sobre que carreira seguir - você afirma gostar muito de psicologia e ao mesmo tempo em que tem dúvida quanto ao curso a seguir. Leia as diversas respostas disponibilizadas nesta seção: nelas nós explicamos que para realizar uma boa escolha há diversos fatores que devem ser pensados e que podem ser resumidos em autoconhecimento, conhecimento da dinâmica do trabalho em nossa sociedade e conhecimento das profissões. Além disso, é preciso pensar nos meios para atingir seus objetivos e em empenho emocional, um "ato de coragem" para assumir seu projeto e ultrapassar os obstáculos.


Suas dificuldades econômicas devem ser consideradas, mas não devem impedir que você siga adiante no projeto que construir. Isto significa que deve tentar alcançar recursos para conquistar suas metas.


Nos sites www.mec.gov.br e www.inep.gov.br você poderá obter informações sobre programas como o Prouni e Fies de bolsa / subsídio a estudantes universitários. As universidades federais e alguma outras implementaram programas de cotas para corrigir desigualdades históricas de acesso à universidade de populações pobres, negras e indígenas.


A opção que você coloca – continuar trabalhando e realizar um curso técnico – também deve ser considerada. No entanto, amplie também esta possibilidade: há outros cursos técnicos que, não porque irão lhe preparar para uma profissão de nível superior, mas porque ajudarão a compreender melhor aspectos relacionados à área a que pertencem, podem contribuir para a construção de sua carreira no futuro.


Por exemplo: realizando curso técnico em contabilidade, você necessariamente vai aplicar o conhecimento desenvolvido em empregos relacionados à área administrativa. Se resolver fazer um curso na área da saúde, terá maior dificuldade em conquistar uma vaga nesta área.


As dificuldades são grandes, mas as opções podem também ser variadas: eis porque a escolha profissional é sempre uma escolha individual, que se relaciona com a realidade social, mas que deve ser assumida com reflexão e responsabilidade por cada um de nós.

Compartilhe