Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Engenharia de Produção ou Civil?

Estou em dúvida entre Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Minha mãe quer que eu faça Civil, pois acha que é um curso melhor, mais valorizado. Contudo, eu queria fazer a de Produção, pois gosto mais do lado administrativo. O que devo fazer?

enviado por Diego Marcelo C. da Silva

Você se dará melhor na profissão que satisfizer seus interesses, que for a sua escolha, não de outra pessoa.

Sobre as duas graduações de Engenharia: um dos maiores indicadores de crescimento ou estagnação econômica de um país é o índice de desenvolvimento da construção civil.

Nos últimos anos a economia brasileira vem crescendo de forma estável, sentindo pouco o impacto da crise que assolou o mercado internacional, o que sustentou uma grande demanda por novas moradias e obras de infraestrutura, ocasionando a ampliação do mercado de trabalho para um profissional da Engenharia Civil.

Na década de 1980 ocorreu o inverso, quando o país enfrentou altíssimos índices de inflação e graves períodos de recessão, o que fez com que vestibulandos diminuíssem seu interesse por tal engenharia, bem como a redução da remuneração e da oferta de emprego nesta área.

O crescimento econômico também aquece a procura por profissionais da Engenharia de Produção, que realizam a interface entre os processos tecnológicos e administrativos nas indústrias. Como você vê, o mercado de trabalho reflete diretamente a influência de vários fatores, como o desenvolvimento geral da economia e de novas tecnologias.

Aprofunde as informações e inclusive procure conversar com profissionais de cada área para identificar de fato qual mais lhe atrai. Com base em melhores e mais fundamentados argumentos, converse e negocie com sua mãe. Uma boa decisão surgirá daí.

Compartilhe