Guia do Estudante

Consulte o Orientador

"Engenharia Química é um curso muito difícil?"

Olá, gostaria de fazer Engenharia Química, mas muitas pessoas me amedrontam falando sobre esse curso e dizendo que muitos desistem no primeiro ano. Tento não ouvir o que essas pessoas falam, mas ainda dá uma certa insegurança. Meu sonho é trabalhar em grandes indústrias petroquímicas. Ajude-me por favor.

enviado por Hugo

O índice de evasão nos cursos de engenharia no Brasil é realmente muito alto. Para você ter uma idéia, segundo uma comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia todos “... os anos, cerca de 320 mil estudantes se matriculam em cursos de engenharias no País. Mas, desse total, 34 mil, ou seja, pouco mais de 10% chegam ao final da graduação” (fonte MCT, 2008)

Os cursos de Engenharia são exigentes e quase todos demandam conhecimentos aprofundados das ciências básicas envolvidas na profissão. Nos primeiros anos a carga horária dedicada à Matemática e Física é muito grande o que acaba desanimando alguns estudantes que reclamam ver pouco do conteúdo específico da especialidade da engenharia que escolheram e não têm paciência para esperar as séries adiantadas em que são abordados estes conteúdos..

Em relação à Engenharia Química há ainda um agravante. As pessoas são atraídas pelo complemente “Química” e desconhecem que o profissional não é um químico e que esta matéria não tem tão grande peso na formação quanto se imagina.

Para uma tomar sua decisão busque formar a sua própria, procurando informações mais aprofundadas para, se for o caso, com fundamentação, se contrapor às opiniões dos outros.

Dê uma olhada na descrição das profissões deste site. Aproveite para conferir outras profissões como o Químico e outras mais novas como Engenharia de Petróleo e Gás.

Compartilhe