Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Faço técnico em Segurança do Trabalho, mas quero fazer curso superior. Qual é o mais indicado?

Olá, atualmente estou cursando Tec. em Segurança do Trabalho. Estou gostando muito, mas quero fazer uma faculdade. No entanto, não quero nem um curso baseado na matemática. Qual curso devo escolher que seja bem remunerado e que tenha muitas vagas no mercado de trabalho?

enviado por Samuel Araújo

A opção mais imediata é a formação em Tecnologia de Segurança (os cursos de formação de tecnólogos são de nível superior e oferecem diplomas como os bacharelados, porém tem menor duração; você pode ter maiores informações neste próprio site sobre as diferenças entre bacharelados e cursos tecnológicos).

O curso de Tecnologia de Segurança tem como objeto central a segurança das pessoas nas organizações do trabalho. Com duração de dois a três anos recebe diversas denominações como Gestão em Segurança do Trabalho, Tecnólogo em Segurança, Saúde e Segurança no Trabalho. Boa parte destes cursos habilitam o profissional também para atuar em segurança empresarial, peritagem técnica e judicial, entre outras áreas. Consulte a carreira Segurança do site do Guia do Estudante e obtenha informações mais detalhadas.

As exigências relacionadas à segurança no trabalho cresceram, principalmente por conta das certificações que as empresas devem (em função da legislação) ou desejam para conquistar seus clientes.

Para que você possa assinar documentos referentes a auditorias em segurança ou aqueles necessários para que as empresas atendam a legislação junto ao Ministério do Trabalho você precisa ser Engenheiro de Segurança do Trabalho, segundo a lei 7.410. Para tal, é necessário ser graduado em qualquer modalidade de engenharia e realizar curso de especialização reconhecido pelo MEC em segurança do trabalho. Este profissional tem remuneração média superior ao tecnólogo. Considere, no entanto, que você teria que superar suas restrições quanto aos conteúdos ligados a matemática.

+ VEJA TAMBÉM

- Teste: Eu combino com a faculdade de Segurança Pública?
- Qual Engenharia combina com você?
- Dúvida: Devo fazer o curso tecnólogo de Segurança?

Compartilhe