Guia do Estudante

Consulte o Orientador

Faculdade à distância é uma boa opção?

Tenho 40 anos e uma vontade enorme de compensar o tempo perdido, por isso, pensei em fazer um curso superior técnico a distancia de Recursos Humanos. Gostaria de saber se tenho chances de ter uma boa remuneração e se é uma boa maneira de entrar no mercado de trabalho.

enviado por Lucimar Souza de Barros Ramirez

A modalidade de cursos à distância é reconhecida pelo Ministério da Educação. Tais cursos, como o de Recursos Humanos, tem grande parte de sua carga horária cumprida à distância, mas requerem aulas e avaliações presenciais com certa frequência.

Apesar de ter sido criado para ampliar a possibilidade de formação para pessoas que têm seu tempo reduzido ou residem em regiões onde não há oferta de cursos, ainda é uma modalidade que recebe algumas críticas e que não é fortemente consolidada.

Seus críticos alegam deficiências em relação aos cursos presenciais, como acesso a bibliotecas e laboratórios, orientações diretas dos professores, troca frequente de informações com colegas, produção coletiva de trabalhos, entre outras.

Para especialistas, a opção por cursos à distância deve ser a última. É sempre melhor fazer uma graduação presencial. Entretanto, se for imprescindível, a dica é escolher por um curso em uma faculdade renomada.

Para o mercado, na hora da contratação, o que mais interessa é a instituição que a pessoa se formou - acaba não importando muito a forma como foi feita essa formação - e a experiência que ela tem. Mas, é importante saber que há empresas que ainda rejeitam a formação à distância.

Compartilhe