Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

O que fazer quando não sei que caminho seguir?

Orientador profissional esclarece

Por Redação do Guia do Estudante
Atualizado em 16 Maio 2017, 13h41 - Publicado em 22 out 2012, 15h27

Oi, tenho 17 anos e ainda não sei o que fazer no vestibular. Não tenho facilidade em nenhuma matéria, principalmente com as exatas. Adoro moda, mas meus pais são totalmente contra. Conclusão: falta alguns meses para o vestibular e estou totalmente desmotivada, chorando todos os dias e ainda não sei o que fazer, o que deixa minha mãe ainda mais irritada. Talvez isso seja mais um desabafo do que uma dúvida. Obrigada.
Enviado por Fernanda Gomes

Desabafar é bom, não? Melhor ainda é poder transformar depois o desabafo em boas questões, nos primeiros passos para superar os desafios. Certo grau de ansiedade é necessário para que a gente se movimente; no entanto, um alto grau de ansiedade nos imobiliza. Então, vá com calma.

O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

– Faça o teste do Guia do Estudante no Facebook e descubra o seu perfil profissional

– Máquina de Profissões: Confira o super teste profissional do Guia do Estudante

Continua após a publicidade

Num primeiro momento, conheça todas as possibilidades que existem sem se preocupar em fazer sua escolha, sem maiores compromissos. Veja todas as profissões que existem e faça uma lista das que lhe interessaram. Assim você reduzirá o número de opções.

Procure fazer uma reflexão sobre si mesma: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como lhe veem.

O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões? Esta investigação permite que sua escolha considere o contexto político e econômico do país.

Busca de Cursos

Continua após a publicidade

Ao pesquisar sobre as profissões, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, sites que descrevam profissões, entrevistas com profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

O processo é trabalhoso, nada ocorre de maneira mágica ou imediata. Considere o tempo que tem para essa escolha, bem como a possibilidade de ajuda de um especialista, um orientador. Sobretudo, procure estabelecer um bom diálogo com seus familiares; tente fazê-los compreender sua dificuldade nesse momento. Bom trabalho e coragem!

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular?
– Será que você está estudando da forma certa?

Publicidade
O que fazer quando não sei que caminho seguir?
Mundo do Trabalho
O que fazer quando não sei que caminho seguir?
Orientador profissional esclarece

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIGITAL
DIGITAL

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

A partir de R$ 9,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.